A água e os ecossistemas

   A maior parte do planeta Terra, cerca de 70%, é constituído por água, sendo que apenas 3% são água doce, dos quais 2% está preservada em glaciares, restando assim 1% para o consumo e sobrevivência dos seres vivos.

     A água é um bem essencial para a sobrevivência dos seres vivos, para o desenvolvimento ecológico e económico, sendo também essencial para manter o equilíbrio do nosso ecossistema. É  também um dos principais agentes de meteorização química e física das rochas, modelando o relevo. Para além destes aspetos, a água também participa na formação da maioria das rochas e de muitos depósitos minerais.

    A água presente na Terra movimenta-se ciclicamente entre diversos reservatórios:

  •  oceanos;
  • atmosfera;
  • crusta.

     Apenas uma pequena fração de água é doce e encontra-se presente essencialmente sob a forma de gelo e nos reservatórios subterrâneos. A água que se encontra em lagos e rios constitui uma fração muito reduzida do volume total.

     Embora a água seja um composto muito abundante, está a ser explorada a um ritmo muito elevado. É usada para diversos fins, nomeadamente na agricultura, indústria, uso doméstico e recreativo. O aumento populacional, a poluição e a redução de reservas disponíveis tem gerado problemas ao nível do abastecimento de água, obrigando ao incremento da prospeção dos recursos hídricos, nomeadamente os subterrâneos. Cada ser humano necessita de ingerir em média 2 a 3 litros de água por dia. No entanto chegamos a gastar um número deveras superior ao que necessitamos para sobreviver.